Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo completa 20 anos de criação e recebe a Imprensa Regional para apresentação de seus programas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo completa 20 anos de criação e recebe a Imprensa Regional para apresentação de seus programas

Com duas décadas de atuação completadas neste ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) tem vasta atividade na capital, em diferentes eixos que passam pelas áreas do desenvolvimento econômico, trabalho, empreendedorismo, turismo, segurança alimentar, dentre outros temas correlatos, a fim de viabilizar políticas públicas que auxiliem a população na inserção da economia municipal. 

Com a apresentação conduzida com versatilidade pela Secretária Aline Cardoso, a SMDET reuniu no último dia 24, os principais editores e jornalistas da imprensa regional para apresentar os diversos programas em curso, prestando contas das inúmeras ações implantadas e desenvolvidas na cidade, atividades que impactam diretamente na economia do Município, favorecendo a população, especialmente neste período de tantos desafios e dificuldades enfrentados diante do advento da pandemia.
Com foco no desenvolvimento socioeconômico, os programas expostos pela secretária exemplificada através de situações desafiadoras e que são importantes para fomentar em inúmeros segmentos a geração de oportunidades, empregos e renda neste contexto de abertura e retomada de atividades, até então restritas. Ela citou os principais eixos de atenção da SMDET:
Geração de Trabalho - CATe, Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, Programa Tem Saída, Qualificação profissional, por meio da Fundação Paulistana, Portal CATe, POT - Programa Operação Trabalho e, na pandemia foi criado o POT Volta às Aulas, tendo ainda a Geração de Renda, através do Programa Mãos e Mentes Paulistanas, Empreendedorismo, com Ade Sampa, agência ligada à SMDET, VAI TEC - Valorização de Iniciativas Tecnológicas,  Rede Teia, Segurança Alimentar, da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional e Turismo que estão em andamento em muitos bairros da Capital.
Parabéns à Secretária Aline Cardoso, Armando Júnior, Secretário Adjunto, Eduardo Vítor, Assessor de Imprensa e funcionários pelo vigésimo ano de atuação da SMDET, em prol do desenvolvimento econômico da nossa cidade.

Secretária Aline Cardoso e a Jornalista Laura
Foto: M.K.

 

Serviços digitais representam quase 75% das solicitações do Poupatempo

Há cerca de um ano, quando a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, o Poupatempo acelerou o processo de transformação digital e ampliou a quantidade de serviços disponíveis pelos canais eletrônicos – portal www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital. Desde março de 2020, o programa realizou 13,3 milhões de atendimentos, sendo 9,7 milhões por meio dos canais digitais, o que representa quase 75% da demanda total. 
Das 131 opções online disponíveis, as mais solicitadas são as relacionadas ao Detran.SP, como pesquisa de pontuação (2,1 milhões de acessos), solicitação de renovação da CNH (1,9 milhão), Licenciamento de veículos (1,7 milhão), entre outros. 
O serviço digital mais recente no app Poupatempo Digital é o de Adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). A funcionalidade permite ao motorista acessar as notificações de multas aplicadas pelo Detran.SP de maneira online, além de oferecer a possibilidade de obter até 40% de desconto no valor das infrações de trânsito aos condutores que aderirem à novidade, que faz parte das recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  
A ferramenta possibilita ainda ao motorista acompanhar e realizar o pagamento antecipado da multa pela internet, além de disponibilizar campo para defesa prévia e recurso das infrações. Para realizar a adesão, basta baixar o aplicativo Poupatempo Digital, escolher a opção ‘Infrações e multas de trânsito’, clicar em ‘SNE – Sistema de Notificação Eletrônica’ e seguir os passos seguintes, conforme orientação do app.  
 As plataformas do Poupatempo também oferecem atendimentos de outros órgãos, secretarias e instituições públicas, como o serviço de emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego e consulta de situação eleitoral, consulta de boletim escolar, pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19, e muitos outros. 
“O trabalho do programa está focado em aprimorar cada vez mais as opções eletrônicas e atender as necessidades do cidadão. Com a nova realidade imposta pela pandemia, diversos serviços que antes necessitavam da presença no posto foram migrados para o digital, oferecendo qualidade, rapidez e segurança ao usuário, que pode fazer tudo sem sair de casa, na palma da mão ou pela tela do computador”, afirma o diretor da Prodesp – empresa que administra o Poupatempo em todo o Estado – Murilo Macedo. 
Importante reforçar que, neste momento, as 82 unidades do Poupatempo estão temporariamente fechadas devido à Fase Vermelha do Plano São Paulo. Com a suspensão dos atendimentos presenciais, além das opções eletrônicas, o programa também oferece, mediante agendamento, retirada de documentos já prontos e solicitações de serviços emergenciais, que podem ser feitas pelo Fale Conosco. 
Para facilitar cada vez mais a vida do cidadão, o Poupatempo disponibiliza no portal vídeos tutoriais e cartilhas digitais com o passo a passo para realização dos principais serviços.